linux instalação
Software livre
Software de código aberto ou software aberto é qualquer software cujo código-fonte deve ser disponibilizado para permitir o uso, a cópia, o estudo e a redistribuição. O conceito de livre ou aberto se opõe ao conceito de software proprietário, mas não ao software que é vendido com intenção de lucro (software comercial).
Ao distribuir o software livre, o detentor dos direitos deve escolher uma licença de que normalmente é anexada ao código-fonte. Esta licença informará quais os direitos que o autor estará transferindo e quais as condições que serão aplicadas.
A Free Software Foundation considera um software como livre quando atende aos quatro tipos de liberdade para os usuários:
Liberdade 1: Executar o programa, para qualquer propósito;
Liberdade 2: Estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades;
Liberdade 3: Redistribuir cópias do programa de modo que você possa ajudar ao seu próximo;
Liberdade 4: Modificar o programa e distribuir estas modificações, de modo que toda a comunidade se beneficie.
Para que as quatro liberdades sejam satisfeitas é necessário que o programa seja distribuído juntamente com o seu código-fonte e que não sejam colocadas restrições para que os usuários alterem e redistribuam esse código. É comum ver Software Livre e Código Aberto (Open Source) sendo tratados como se fosse a mesma coisa. De igual maneira, não é difícil encontrar a expressão "código aberto" como mero sinônimo de "código-fonte aberto". Não há, necessariamente, erros aqui, mas há diferenças.
O Open Source é um movimento que surgiu em 1998 por iniciativa principal de Bruce Perens, mas com o apoio de várias outras pessoas que não estavam totalmente de acordo com os ideais filosóficos ou com outros aspectos do Software Livre, resultando na criação da Open Source Initiative (OSI).
A Open Source Initiative não ignora as liberdades da Free Software Foundation, por outro lado, tenta ser mais flexível. Para isso, a