LINUX EDUCACIONAL
EDUCACIONAL
Introdução do Software livre
O Software Livre como movimento organizado teve início em 1983, quando Richard Stallman deu início ao Projeto GNU e, posteriormente, à Free Software Foundation.
Em 1984, Stallman, funcionário do Laboratório de Inteligência Artificial do MIT, passou por uma experiência negativa com um software comercial e deu origem ao Projeto GNU. Ele identificou uma falha no software de uma impressora Xerox. Tentou corrigi-la, mas a empresa não liberou o código-fonte. Esse fato motivou Richard Stallman a criar um mecanismo legal de garantia para que todos pudessem desfrutar dos direitos de copiar, redistribuir e modificar software, dando origem a Licença GPL. Para institucionalizar o Projeto GNU, Stallman fundou a Free Software Foundation ( FSF). Nasceu assim o Movimento do Software Livre.
Já o Linux, enquanto sistema operacional, teve sua origem em julho de 1991, quando Linus
Torvalds, um estudante finlandês da Universidade de Helsinki, divulgou uma mensagem em uma rede de comunicação precursora da Internet, mencionando sobre seu projeto de construir um núcleo livre, similar ao Minix (sistema educacional utilizado em aula), e obteve ajuda de vários desenvolvedores. Em setembro do mesmo ano, Linus lançou a versão oficial do que é hoje o Linux. Centenas de desenvolvedores se juntaram ao projeto para integrar todo o sistema GNU (compilador, editor de textos, shell, etc) em torno do núcleo do Linux.
Nasce então, sob a licença GPL, o sistema operacional GNU/Linux.
O que é software livre?
São programas de computador que seguem a Licença Pública
Geral (GPL), publicada pela Free Software Foundation.
Basicamente, um programa de computador é considerado livre, quando a licença dele permite ao usuário as seguintes liberdades:
Liberdade 0: A liberdade para executar o programa, para qualquer propósito;
Liberdade 1: A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades;
Liberdade 2: