Linkage
“Linkage” é o nome em inglês para ligação gênica ou ligação fatorial, que se refere à condição dos genes que se localizam no mesmo cromossomo. Genes nesta situação não apresentam segregação independente, e a herança de características por eles determinadas segue um padrão diferente daquele previsto na Segunda Lei de Mendel. Os genes podem estar ligados no mesmo cromossomo de maneira completa, não havendo combinação livre entre eles, ou de maneira incompleta, que por não estarem completamente ligados, produzem algumas recombinações.
Como um cromossomo apresenta vários genes, certamente existem situações em que duas características analisadas são controladas por genes não-alelos situados no mesmo cromossomo. Dizemos que esses genes estão ligados; o fenômeno é chamado de ligação gênica, ligamento fatorial ou linkage (ligação, em inglês).
Sabemos que um indivíduo diíbrido produz quatro gametas diferentes na mesma proporção, mas, quando os dois pares de genes estiverem situados no mesmo cromossomo, o híbrido deve produzir, em princípio, apenas dois tipos de gametas. Essa diferença ocorre porque os genes ligados tendem a ir para o mesmo pólo durante a meiose (figura 1). Quando isso acontece, dizemos que há uma ligação completa entre esses genes.
Como ocorre o linkageComo funciona a ligação gênica
Figura 1 - Produção de gametas de um híbrido para dois pares de genes independentes e para dois pares ligados
Para confirmar se os genes em questão realmente foram para o mesmo pólo, é necessário realizar um retrocruzamento ou cruzamento-teste. Se cruzarmos um indivíduo diíbrido AaBb, que possui um par de genes em cada cromossomo, com um duplo recessivo aabb, veremos que se formam quatro tipos de filhos (figura 2, tabela da esquerda).
Linkage tabela de genes Linkage
Figura 2 - Retrocruzamento de um híbrido AaBb com genes independentes e com genes ligados.
Quando os genes AB e ab estão no mesmo cromossomo, devem aparecer apenas dois