link de rádio digital
BREVE HISTÓRICO SOBRE MEIOS DE TRANSMISSÃO
1-MEIOS DE TRANSMISSÃO GUIADOS
1.1-CABO COAXIAL
O primeiro tipo de cabeamento que surgiu no mercado foi o cabo coaxial. Há alguns anos, esse cabo era o que havia de mais avançado. Até hoje existem vários tipos de cabos coaxiais, cada um com suas características específicas. Alguns são melhores para transmissão em alta frequências, outros têm atenuações mais baixas e outros são imunes as interferências e ruídos.
Descrição: como no caso do par trançado, são 2 condutores, mas com uma construção especial que permite o seu uso para uma faixa maior de frequências. O cabo coaxial é construído com um fio central envolto por um isolante que é envolvido por uma malha metálica, o segundo condutor. Esta malha é protegida do meio externo por uma capa isolante de protecção. Esta forma de construção faz com que o cabo coaxial seja menos susceptível a interferências electromagnéticas e interferência cruzada do que o par trançado.
Aplicação: O cabo coaxial tem diversas aplicações pela sua flexibilidade de uso, podemos citar entre as aplicações mais conhecidas: distribuição do sinal de televisão, transmissão de sinais de telefonia para longas distâncias (cabos submarinos,...), conexões rápidas entre computadores, redes locais.
Figura1.1.1 - Estrutura do cabo Coaxial ( Fonte: Propagação e Radiação, LEEC – FCT)
1.2-PAR TRANÇADO
Com o passar do tempo, surgiu o cabeamento de par trançado. Esse tipo de cabo tornou-se muito usado devido a falta de flexibilidade de outros cabos e por causa da necessidade de se ter um meio físico que consegue uma taxa de transmissão alta e mais rápida.
Descrição: dois fios de cobre isolados trançados regularmente. Normalmente, vários pares são colocados junto num único cabo envolvido por uma capa protectora. Para grandes distâncias, um cabo pode ter centenas de pares. O