Linho do tempo historia do teatro
–Instituição do teatro, na Grécia, pelo tirano Pisístrato, queria concursos trágicos em Atenas. Três autores de tragédias ganham importância. Ésquilo,considerado o verdadeiro criador da tragédia,das quais a primeira de que se tem notícia é Os Persas. Sófocles, autor de Édipo Rei, e Eurípedes,de As Troianas. Na comédia destaca-se Aristófanes, que escreve Lisístrata.
364 a.C.
– Tem início, em Roma, os ludi scaenici – jogos cênicos.Onde antes havia apenas espetáculos de circo (corridas de cavalo e lutas) passam a se apresentar num palco (scaena) músicos e dançarinos.
Séc.III a.C.-I a.C.
– Introdução das representações teatrais em Roma(240 a.C.), com a encenação de tragédias e comédias gregas traduzidas para o latim. Logo a comédia se destaca. Baseadas no erro e no engano, ela é uma cópia da comédia nova do teatro grego (dos séculos IV a.C. e III a.C.). Destacam-se Plautoe Terêncio nas comédias e Sêneca nas tragédias.
Séculos X-XII
– Nascimento do teatro medieval, com os primeiros dramas litúrgicos e as peças de Hrotsvitha, abadessa alemã que re-elabora a dramaturgia clássica para temas edificantes. Escritos em latim, os dramas litúrgicos dos conventos passam para as igrejas. A partir do século XII, o teatro vai para a cidade, por iniciativa das confrarias e dos saltimbancos, que escrevem as peças. Convivem então textos profanos e sacros. O teatro profano, apresentado nas festas de Carnaval, representa farsas e sotties.
Século XVI
– Na Itália surgem as primeiras experiências teatrais em língua nacional. A comédia passa a apresentar costumes cotidianos.O homem está no centro das preocupações. Na Espanha, em razão do grande desenvolvimento alcançado pela literatura e pelo teatro, os séculos XVI e XVII recebem a denominação de Siglo de Oro (Século de Ouro). Os dois grandes dramaturgos espanhóis do período são Lope de Veja e Calderón de la Barca, considerado o maior autor dramático espanhol da época.
1508-1509