LINHAS B SICAS DO PROJETO PEDAG GICO E OBJETIVOS DA ESCOLA
O ensino supletivo é uma modalidade que tem equivalência ao ensino regular, possuindo alguma funções básicas como:
Suplência: contribuição para o desenvolvimento pessoal e social, suprindo escolarização para jovens e adultos.
Suprimento: aperfeiçoamento e atualização mediante a repetida volta à escola.
Os cursos supletivos possuem, também, algumas finalidades ou metas:
Eficiência: os objetivos são alcançados com menos dispêndio de energia do aluno e com menor custo de tempo e dinheiro.
Eficácia: as ações executadas levam à consecução de um fim previamente estabelecido e condizente com aquilo se crê socialmente desejável, e seus efeitos são valiosos.
As ações do ensino supletivo constituem talvez, o maior desafio proposto ao sistema educacional, ao considerarmos os objetivos que lhes competem alcançar em relação às necessidades crescentes, numa concepção de educação como oportunidade a ser oferecida a todos, em sociedade aberta, inspirada nos “idéias de liberdade e solidariedade humana”. O CEES tem cumprido exatamente o seu papel na comunidade, dentro da cidade de Campinas e no Estado de São Paulo. É importante ressaltar que este CEES atende também os alunos oriundos de todas as cidades que compõe a Região Metropolitana de Campinas.
3.1- O MÉTODO PEDAGÓGICO UTILIZADO NO CEES “PAULO DECOURT”
O método pedagógico utilizado se dá através do ensino individualizado. O CEES oferece ensino de 1° e 2° graus, pós alfabetização para a formação nas seguintes matérias: Português, Inglês, Matemática, Geografia, Historia, Ciências, Biologia, Física, Química e Educação Artística.
As matriculas acontecem no decorrer do ano letivo conforme demanda da escola, levando em consideração o espaço físico e a quantidade de professores em cada área.
No ato da matricula, ao aluno que não apresentou comprovante de escolaridade, é indicado ao aluno um dia no qual ele virá realizar uma prova (classificação) para testar seus