Linhas equipotenciais
LINHAS EQUIPOTENCIAis
INTRODUÇÃO
Este relatório visa observarmos o comportamento das linhas equipotenciais geradas em um campo elétrico, contando com o auxilio de equipamentos que nos possibilitem recolher dados que serão utilizados para detalhar o experimento. Para isso se faz necessário entender alguns conceitos de campo elétrico e suas derivações:
Imaginando um campo elétrico gerado por uma carga Q, e colocada uma carga de prova q no seu espaço de atuação poderemos perceber que conforme a combinação de sinais entre essas duas cargas, esta carga q será atraída ou repelida, adquirindo movimento, e consequentemente energia cinética.
Quando essa energia está ligada a um campo elétrico, ela é chamada de energia potencial elétrica, simbolizada por
O campo elétrico na proximidade de um bastão carregado pode não ser somente descrito pelo vetor intensidade do campo elétrico E, mas também por uma grandeza escalar, o potencial elétrico V. Essas grandezas são intimamente relacionadas, e são muitas vezes uma mera questão de conveniência a escolha de uma delas para a solução de um determinado problema. Pode-se dizer que a carga geradora produz um campo elétrico que pode ser descrito por uma grandeza chamada potencial elétrico Para que possamos encontrar a diferença de potencial elétrico entre dois pontos de um campo elétrico, devemos deslocar uma carga de prova q0 de um lado ao outro.
Fazendo uma analogia ao campo elétrico, o potencial pode seer descrito como o quociente entre a energia potencial elétrica e carga de prova q:
A unidade adotada no SI para o potencial elétrico é o Volt(V).
Uma maneira utilizada para se representar potenciais é a superfície equipotencial, que é o lugar geométrico dos pontos que tem o mesmo potencial elétrico, no ponto em que uma linha de campo cruza uma linha equipotencial, ambas são perpendiculares. Esse método pode ser utilizado para se obter uma descrição