Linhas equipotenciais
Dados coletados:
1
1
0,025
40,0
2
2
0,052
38,5
3
3
0,076
39,5
4
4
0,106
37,7
5
5
0,130
38,5
6
6
0,158
37,9
Tensão Média na fonte: 6,0 V Valor Médio de E: 38,68 V/m
Gráfico:
O coeficiente angular do gráfico é dado pela variação da voltagem pela variação da distância,
A teoria diz que em um capacitor de placas paralelas, a intensidade do campo elétrico entre as armaduras é constante, como a tensão medida na fonte é de 6 volts e a distância entre as armaduras é de 18 cm, temos:
As linhas de força no capacitor com o campo elétrico uniforme são paralelas entre si e perpendiculares às linhas equipotenciais.
Condutor circular em um campo elétrico produzido entre placas paralelas
No caso do capacitor com um anel circular condutor entre as placas paralelas, no mapa das linhas, temos trechos onde elas estão mais próximas e trechos onde elas estão mais afastadas. Onde estão mais próximas, sabemos que a intensidade do campo elétrico aumenta, e onde estão mais afastadas, ocorre o contrário, a intensidade diminui. E nota-se claramente que as linhas equipotenciais ficam mais próximas umas das outras, quando estão passando perto da borda do anel metálico condutor, mostrando que o campo elétrico próximo a borda é mais intenso. Dentro do anel, o campo elétrico é nulo.
Isolante circular em um campo elétrico produzido entre placas paralelas
Já com um isolante circular (anel circular de material pvc), vimos que o campo elétrico no capacitor, não sofre alteração, as linhas equipotenciais são paralelas e tem o mesmo comportamento das linhas equipotenciais entre placas paralelas com campo elétrico uniforme. Elas são paralelas entre si e perpendiculares às linhas de força, as duas passam pelo anel sem sofrer alteração de distância ou inclinação.
Cabo coaxial
As linhas equipotenciais nesse caso agem formando