Linhas equipotenciais em um plano
Introdução
A distribuição de potencial de um campo elétrico pode ser representada graficamente por superfícies equipotenciais, ou seja, superfícies onde em todos os pontos o potencial apresenta o mesmo valor. Como a energia potencial de um corpo eletrizado é a mesma em todos os pontos da superfície equipotencial, não é necessário realizar nenhum trabalho para deslocar o corpo eletrizado pela superfície. Assim, a superfície equipotencial que passar por um ponto qualquer deve ser normal na direção do campo nesse ponto, e as linhas de força e as superfícies são perpendiculares entre si.
A intensidade do campo elétrico influi na distância entre as superfícies equipotenciais, sabendo que a intensidade do campo elétrico é uma equação do seguinte formato:
E= - ∆V∆S
Onde o campo elétrico é representado por linhas de força e superfícies equipotencias, sendo o espaçamento entre as superfícies equipotencias igual a uma diferença constante ΔV, e ΔS a distância entre essas duas superfícies, e sua direção é a do campo.
∆S= - ∆VE Assim, quanto maior for a intensidade do campo elétrico, mais próximas umas das outras estarão as superficies equipotencias.
Objetivo
Traçar superfícies equiponteciais e através disso verificar o perfil das superfícies geradas por dois eletrodos puntiformes. Sabendo também que as linhas de força são sempre perpendiculares as superfícies, calcular o campo elétrico médio gerado pelas cargas dos eletrodos.
Material Utilizado:
Material Quantidade Material Quantidade
Fonte CC 2-20 V 1 Cuba Redonda Isolada 1
Eletrodos Pontuais 2 Fios com pino ‘’banana’’ 2
Suportes p/Eletrodos 2 Garra Jacaré 1
Multímetro 1 Folha de Papel A4 1
Água Acidulada (‘’suja’’)
Procedimento Experimental
1 – Montar o circuito ligando os eletrodos a