Linhas De Pensamentos
FAENG – FACULDADE DE ENGENHARIA
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
GESTÃO DA QUALIDADE
Anna Beatriz Barroso Tavares
Isabella Fabrinni Pereira
Maria Beatriz Carvalhais de Medeiros
Victor Gabriel dos Reis
Governador Valadares
2015
Anna Beatriz Barroso Tavares
Isabella Fabrinni Pereira
Maria Beatriz Carvalhais de Medeiros
Victor Gabriel dos Reis
GESTÃO DA QUALIDADE: PRINCIPAIS LINHAS DE PENSAMENTO
APS I da disciplina de Engenharia de Qualidade do 9º período do curso de Engenharia de Produção da Universidade Vale do Rio Doce, sendo abordado sete (7) autores sugeridos para pesquisa e elaboração deste trabalho.
Professora: Imirene Lodi dos Santos
Governador Valadares
2015
1. INTRODUÇÃO
A gestão da qualidade é um processo minucioso e complexo, que quando bem realizado agrega valores quantitativos e qualitativos para a organização. Para sua melhor implantação e desenvolvimento, temos vários conceitos e linhas de pensamento de pesquisadores estudiosos que podem auxiliar e promover a maximização desse processo. Alguns expoentes são sempre lembrados quando se trata da evolução e história devido a forte influência nas práticas de desempenho da qualidade, sendo eles: Armand Vallin Feigenbaum, Joseph Moses Juran, Philip Crosby, William Edward Deming, Kaoru Ishikawa, Genichi Taguchi e Walter Andrew Shewhart. As abordagens desses pesquisadores perduram e contribuem no cenário atual para que a qualidade seja vista como fator primordial de sucesso para as organizações. As particularidades desses autores serviram de objeto de estudo e serão vistas neste trabalho.
2.0 LINHAS DE PENSAMENTOS
Armand Vallin Feigenbaum foi um grande pensador da qualidade que criou o conceito de Controle Total da Qualidade. Neste conceito, Feigenbaum parte do principio que as diversas áreas de uma organização, sendo aquelas mais atuantes e fundamentais para o processo precisam estar intrinsecamente ligadas e agindo de forma integrada visando o