Linhas de força
11/03/2003
Objetivos da Experiência
Compreensão do conceito de linhas de força do campo elétrico e suas propriedades. Mapear as configurações das linhas de força entre vários tipos de eletrodos. Interpretar o comportamento do campo elétrico nas proximidades de dois eletrodos de formatos diferentes e o comportamento do campo elétrico no interior de condutores e isolantes.
Material Utilizado
▪ Gerador de correia
▪ Óleo de rícino
▪ Farinha de milho
▪ Conjunto de fixadores
▪ Eletrodo em ferradura
▪ Eletrodo em anel maior
▪ Eletrodo em anel menor
▪ Eletrodo pontual
▪ Eletrodo reto
▪ Eletrodo em forma de V
▪ Anel sem haste
▪ Cuba acrílica cilíndrica
▪ Conexão de fios com pino banana
Introdução
O conceito de linhas de força foi introduzido pelo físico inglês M. Faraday, no século passado, são linhas imaginárias que mostram a atuação do campo elétrico, na seguinte correspondência:
A) Uma tangente à linha de força em um determinado ponto indica a direção do vetor E neste ponto. B) O número de linhas por unidade de área é proporcional ao módulo do vetor E. Isto significa que as linhas são mais próximas entre si onde E é maior e mais afastadas onde E é menor.
Notar que este recurso dá apenas uma noção da ação do campo e não é adequado para determinações numéricas.
A principal característica de uma carga elétrica é a sua capacidade de interagir com outras cargas elétrica (atraindo-as ou repelindo-as, dependendo dos seus sinais). Esta capacidade está relacionada ao campo elétrico que estas cargas geram ao seu redor, como se fosse uma "aura" envolvendo-as.
[pic]
Quando temos um conjunto de linhas de força (Figura 10) é possível demonstrar que na região onde as linhas estão mais próximas o campo é mais intenso do que nas região onde elas estão mais afastadas. Assim, por exemplo, no caso da Fig. 10,