linhas antropologicas
É o estudo concentrado nas populações arcaicas.
Parte da idéia que os povos com culturas diferentes estão atrasados, ou menos evoluídos.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
Aspectos negativos: Mede-se o atraso das outras sociedades tendo como parâmetro o ocidente; Não analisa as relações sociais.
Aspectos positivos: Anti-Racismo; Reintegração das sociedades arcaicas na humanidade.
PIONEIRO (OS): Lewis Henry Morgan, Edward Burnett Tylor e James George Frazer.
FUNCIONALISMO
Refere-se ao estudo das culturas sob o ponto de vista da função, ou seja, ressalta a funcionalidade de cada unidade da cultura.
Criada no inicio do século XX, cada sociedade deveria ser analisada em si mesma, como um todo integrado de relações e costumes. As formas tradicionais de organização social deveriam ser explicadas pela função que elas desempenhassem na sociedade como um todo.
Tem como característica averiguar as funções de usos e costumes de determinada cultura que levam a uma identidade cultural, observação, entrevista.
PIOREIRO (OS): Bronisław Malinowski
ESTRUTURALISMO
Estrutura é uma construção teórica em conformidade com a realidade observada, capaz de dar sentido aos aspectos empíricos de uma sociedade.
É a espinha dorsal da sociedade: ao mesmo tempo em que é invisível á primeira vista, é o elemento que sustenta as diversas partes do corpo.
É a estrutura social que integra as diversas relações sociais e estabelece a sua conexão.
NÃO É EMPIRICAMENTE OBSERVÁVEL.
ESTRUTURA SOCIAL
Deve ser construída pelo cientista a partir das relações sociais observadas e deve se constituir em um modelo capaz de explicar todos os fatos observados.
“Toda sociedade possui uma estrutura cuja complexidade depende de sua própria situação, do tempo e espaço social em que se encontra”
Critica dos estruturalistas aos Funcionalistas: os fatos não são imediatamente observáveis
Critica dos estruturalistas aos Evolucionistas: que não há estágios necessários de