linha
Resumo: O método Montessori é um tema interessante porque a concepção de educação é totalmente diferente ao ensino tradicional. A concepção desse método é um processo de auto-educação, onde a liberdade de escolher em um ambiente preparado é altamente importante. Maria Montessori elaborou uma proposta em uma fundamentação científica com base racional e lógica, onde as crianças desenvolvem no aspecto sensorial e intelectual. Contudo, este artigo tem por finalidade mostrar os pontos positivos do método Montessori na Educação Infantil e seu afastamento nos dias atuais.
Palavra-Chave: Método Montessori, educador preparado, ambiente preparado, material específico.
Introdução:
No campo da educação, o educador vai encontrar elementos no processo de normalização e equilíbrio. Indivíduos em conflito consigo mesmo, com os outros e com o mundo. Assim, precisando de ajuda adequada.
Educar é como semear, é preciso regar todos os dias, precisa de calor e de carinho, para que no futuro possa desfrutar de um resultado satisfatório.
Muitos educadores querem resultados imediatos, às vezes esperam impacientes às mudanças no comportamento de seus alunos, mas isto é impossível porque os indivíduos tem o seu tempo de aprender e de superar certos obstáculos.
Nos dias de hoje, o aprendizado é monótono e rotineiro, deixando os alunos sem motivações e desanimados com a palavra “escola”.
Existe um método de educação onde o dinamismo, a valorização, a independência e a liberdade acontecem em um lugar agradável e traz ferramentas para o aluno usar no dia-a-dia.
Na Educação Infantil, o processo de ensino tem que ser significativo e tem que associar a aprendizagem à qualidade de vida, oferecendo atendimento individualizado em todos os momentos da rotina diária. A criança tem que ser acolhida e se sentir segura para enfim, compreender o mundo e a si mesma.
No Método Montessoriano, a educação é um processo de auto-educação onde o