linha vida
Assessoria de Segurança e Saúde Ocupacional
Caracterização do Padrão:
Emissão:
Comum
Uso:
Geral
Cliente (s):
Todas as áreas da MRN e Contratadas.
Definição:
Documento que normaliza os procedimentos para permitir a execução de trabalhos de alto risco, em todas as intervenções por necessidade operacional ou de manutenção.
Objetivo
Garantir que os riscos à saúde e segurança das pessoas, provenientes de trabalhos potencialmente perigosos, sejam minimizados e controlados através da aplicação de meios e medidas de controle.
Garantir que a tarefa seja executada somente após verificação e aprovação das condições de trabalho.
Cumprir a legislação vigente.
Aprimorar o Sistema de Gestão da Segurança, Saúde e Meio Ambiente no Trabalho.
Terminologia:
Permissão para Trabalho de Alto Risco (PTAR) - autorização escrita, conforme formulário próprio, para execução de qualquer trabalho de alto risco a ser realizado nas dependências da MRN.
Trabalho de Alto Risco - trabalho que tenha Potencial de Gravidade Três (PG3) ou Quatro (PG4) e/ou que possa causar danos sérios às instalações e ao meio ambiente. São considerados trabalhos de alto risco na MRN:
Trabalho em alturas: toda atividade realizada em altura igual e/ou superior a 2 metros, a partir do pé, onde não exista proteção adequada, exceto atividades de manutenção rotineira, que não constituam obras, realizadas no interior dos locais administrativos e alojamentos.
Trabalho em espaços confinados: realizado em qualquer área não projetada para ocupação humana que possua ventilação deficiente para remover contaminantes, bem como a falta de controle da concentração de oxigênio presente no ambiente.
Trabalho a quente em uma das seguintes situações:
Trabalho de solda ou corte de recipientes ou tubulações contaminados com líquidos ou gases inflamáveis ou explosivos.
Em locais/áreas que estejam a uma distância menor ou igual a 10 metros de