Linha em célula
ONDE SE ORIGINOU A LINHA EM CÉLULA?
A Célula de Produção caracteriza-se como uma forma de organização que procura a integração como meio para alcançar um objetivo, integração entre os operadores envolvidos diretamente com os postos produtivos e destes com os postos de apoio direto e indireto.
Este tipo de organização tem sido adotado em outras fábricas com o nome de “Ilhas de produção” e cada uma tem suas características próprias.
Para conseguir-se esta integração, faz-se necessário um aumento da autonomia dos operadores na organização de suas tarefas diárias, em todos os níveis: planejamento, set up, regulagem e outros assuntos inerentes ao seu posto de trabalho, ou seja, um espírito de equipe com mais responsabilidade e autogestão.
O processo de produção organizado em células teve origem no Japão no pós II Guerra mundial, dentro da empresa Toyota. Com o País destruído pelos bombardeios e carente de recursos econômicos para compra de máquinas e equipamentos de produção, os japoneses utilizaram sua capacidade intelectual para desenvolver um processo de fabricação eficiente e eficaz. Além da falta de recursos materiais e financeiros, outro fator importante era a falta de mão de obra, pois boa parcela da força de trabalho havia sido ceifada durante a guerra. O sistema de células tem como principais características o aproveitamento máximo da mão de obra, a redução no desperdício de materiais e defeito zero, assim como a eliminação de estoques intermediários e a redução nos tempos de processo. Na Europa, o sistema foi adotado pelo setor calçadista na Alemanha e na Itália na década de 1970, com resultados positivos em termos de produtividade e qualidade.
No Brasil, as técnicas de gestão desenvolvidas no Japão como Just in time, Kanban, começaram a ser adotadas no início da década de 1980.
SISTEMA TOYOTA
O Sistema Toyota de Produção é uma combinação dos princípios e técnicas de qualidade total, da administração