Linha do Tempo
Professora: MARIA EMILIA DE AZEVEDO
Aluno: LUAN ARDIGO RAMOS
Disciplina: DIREÇÃO DE ARTE E IDENTIDADE ARTÍSTICA
LINHA DO TEMPO
JULHO 2015
CARAVAGGIO - 1571
Nascido em 29 de setembro de 1571 em Milão, Itália, Michelangelo
Merisi da Caravaggio foi um pintor atuante em Roma, Nápoles, Malta e Sicília, nos anos de 1593 e 1610. É identificado como um artista barroco, estilo do qual foi o primeiro grande representante.
Após vários anos de trabalho, Caravaggio andou de cidade em cidade servindo vários senhores importantes. É um trabalhador incansável, porém orgulhoso, teimoso e sempre disposto a participar em discussões e a envolverse em brigas, o que torna difícil conviver com ele.
Exceto em suas primeiras obras, Caravaggio pintou fundamentalmente temas religiosos. No entanto, foram várias as vezes em que as suas pinturas feriam as susceptibilidades dos seus clientes. Nos seus quadros, em vez de adotar nas suas pinturas belas figuras etéreas, delicadas, para representar acontecimentos e personagens da Bíblia, preferia escolher por entre o povo, modelos humanos tais como prostitutas, crianças de ruas e mendigos, que posavam como personagens para as suas obras.
Caravaggio procurou a realidade palpável e concreta da representação.
Utilizou como modelos figuras humanas, sem qualquer receio de representar a feiura, a deformidade em cenas provocadoras, características essas que distinguem as suas obras. Tudo isso chocou os seus contemporâneos, pela rudez das suas pinturas. Dos efeitos que Caravaggio dava aos quadros, originou-se o tenebrismo, em que os tons terrosos contrastam com os fortes pontos de luz.
Na obra “David com a cabeça de Golias"
, uma cabeça decapitada,
onde ele mesmo é o Golias, um sanguinário grotesco, um monstro. Na decapitação de João Batista, o mal era representado por outra pessoa. Aqui, é
Caravaggio quem personifica a maldade. Na espada de David foi escrito
Humilitas Occedit Superbiam ("A Humildade