Linha Do Tempo
Na política alemã, Savigny foi Ministro da Justiça entre 28 de fevereiro de 1842 e 30 de março de 1848, tendo renunciado devido à revolução.
Sua Importância
SAVIGNY representa um rompimento com uma maneira de trabalhar o material jurídico, propondo e aplicando, desde logo, uma nova hermenêutica, que marcaria para sempre a ciência jurídica.
Conferida a importância real devida àquele que, com justiça, foi considerado o cabeça da Escola Histórica, SAVIGNY igualmente deixou para a posteridade uma reflexão metodológica imprescindível. De tal modo que os livros de interpretação jurídica que se lhe sucederam seguem até os dias actuais repetindo suas lições, e os Tribunais europeus de filiação hermenêutica romano-germânica seguem aplicando seu método, com acréscimos incapazes de desfigurar o quadro básico traçado por essa reflexão. A importância desenhada no quadro histórico do direito e seus reflexos na actualidade constituem a razão principal para trazer referido autor para o centro do presente estudo. Até porque, sua importância é tal que ele constitui a síntese de uma era e premissa de um novo tempo na interpretação da ciência jurídica.
RELEVÂNCIA AO DIREITO
A história do direito que surge com Savigny e que ficou conhecida como Escola Histórica do direito foi, pois, o primeiro esforço sistemático orientado para uma pesquisa