Linha do Tempo - Revolução Cubana
►Movimentos pela independência
No final do século XIX, mais especificamente em 1895, surgiram no território movimentos pela independência liderados pelos revolucionários José Martí, Máximo Gómez e Antônio Maceo, que, com um exército formado, tiveram sucesso parcial na libertação nacional. Os Estados Unidos interviram a favor de Cuba na guerra contra a Espanha, que era na época a nação que tinha controle sobre os cubanos.
1898
►A independência de Cuba
A Espanha saiu derrotada da guerra da guerra pela libertação, e Cuba, livre do domínio colonial, porém, saiu com o seu território ocupado por tropas norte-americanas.
1902
►A Primeira Constituição cubana e a Emenda Platt
Mesmo sendo independente, a Cuba não atingiu sua soberania. A primeira Constituição Cubana, elaborada em 1902, fora obrigada a incluir a Emenda Platt, condição que assegurava aos Estados Unidos o direito de intervir na ilha “toda vez que a ordem fosse afetada” e de deixar naquele local uma base militar.
1905-1934
► Os Estados Unidos realizaram três intervenções no país:Amparados na Emenda Platt, os Estados Unidos, entre 1905 e 1934, realizaram três intervenções no país.
1952
►O golpe de estado de Fulgêncio Batista
Antes das eleições gerais previstas em Cuba, Fulgêncio Batista liderou um golpe de Estado e deu início a um governo ditatorial. Como os Estados Unidos apoiaram o golpe, o vínculo foi reforçado.
1953
►Movimentos contra Fulgêncio » O ataque a Moncada
Um ano depois, Fidel Castro e um grupo de revolucionários decidiram atacar O quartel de Moncada, com o objetivo de controlá-lo para derrubar a ditadura de Fulgêncio, porém a operação fracassou.
1955
► Fidel castro se prepara novamente para atacar a ditadura de Fulgêncio Batista
Fidel foi libertado e escondeu-se no México, onde começou a preparar seu regresso a Cuba. Depois refugiou-se na Sierra Maestra, com mais doze guerrilheiros, entre eles seu irmão Raul, Che Guevara e Camilo Cienfuegos.
1958