Linha do tempo da vodka absolut
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
IGOR SCISINIO PONTES
BRUNO REYNALDO DE ABREU
ENGENHARIA DE PRODUTO:
LINHA DO TEMPO DA VODKA ABSOLUT
NITERÓI
SETEMBRO/2012
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo apresentar a história da vodka sueca ABSOLUT desde sua introdução no mercado local, as estratégias de marketing para conquistar e manter sua fatia no mercado, bem como as táticas usadas para torná-la uma marca mundialmente reconhecida. Atualmente, produto e marca se misturam. Existem outras vodkas à venda, porém não são a ABSOLUT.
[pic]
A vodka ABSOLUT não possui rótulo em sua garrafa transparente. Seu nome está inscrito diretamente no vidro da garrafa. É produzida na Suécia, país com pouca tradição na produção de vodka, porém sua marca tornou-se sinônimo de vodka de alta qualidade e sofisticação. Começou a ser produzida em série em 1879, quando o empresário Lars Olsson Smith, conhecido como “The King of Vodka” (O Rei da Vodka), que detinha 1/3 da produção da bebida na Suécia, introduziu no mercado um novo tipo de vodka, chamada “Absolut Rent Branvin” (Absolutely Pure Vodka), produzida utilizando um revolucionário método de destilação contínua, chamado retificação, no qual a vodka era destilada mais de 100 vezes. A estratégia de lançamento visou colocá-la no mercado com preço menor do que os praticados pela concorrência na época. Inicialmente, toda a produção ocorria na destilaria de Smith, localizada na minúscula ilha de Reimersholmen, nas proximidades de Estocolmo.
O produto foi exportado pela primeira vez somente em 1979 para os Estados Unidos, chegando à cidade de Boston e, posteriormente, a Nova York, Chicago, Los Angeles e San Francisco. Naquele momento, o mercado americano era dominado pela vodka russa Stolichnaya, que detinha 80% de participação de mercado. Foi uma estratégia de mercado ousada, pois era um produto novo, para aquele