Linha do tempo da Filosofia
Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico em Alimentos – 3E
Disciplina – Filosofia
Professor – Willian
PERÍODOS DA FILOSIFIA E PRINCIPAIS FILÓSOFOS
Gabrielly Bonatto
Concórdia, Outubro de 2014
LINHA DO TEMPO DA FILOSOFIA
PERÍODOS DA FILOSIFIA
1. Filosofia Antiga
Neste período é abordado o início da Filosofia, a identificação dos primeiros “problemas”. A Antiga abrange um período que vai do final do séc. VI a.C até o séc.VII d.C. Tendo como espaços iniciais as cidades-estado da Grécia, seu desenvolvimento atingiu várias cidades do Império Romano, inclusiva no norte da África.
Os escritos da época foram produzidos em grego e latim, mas os espaços culturais onde Antiga se desenvolveu eram bastante diversificados. Muitos textos desses pensadores acabaram se perdendo, restando-nos apenas alguns livros e fragmentos.
Sócrates:
Nasceu em Atenas, na Grécia, em 470 aC e fundou o que conhecemos hoje por Filosofia Ocidental. No início, caminhou pelas mesmas veredas dos sofistas, mas ao retomar seus princípios ele os universalizou, empreendendo a jornada típica do pensamento grego. Suas pesquisas iniciais giraram em torno do núcleo da alma humana. Até hoje este filósofo é sinônimo de integridade moral e sabedoria, pois sempre agiu com ética, responsabilidade, e tornou-se padrão de perfeita cidadania.
Seu método filosófico ideal era o diálogo. Também formou dois discípulos fundamentais para a perpetuação e desenvolvimento de seus ensinamentos: Platão e Xenofontes.
Sócrates não foi muito bem aceito por parte da aristocracia grega, pois defendia algumas ideias contrárias ao funcionamento da sociedade grega. Criticou muitos aspectos da cultura grega, afirmando que muitas tradições, crenças religiosas e costumes não ajudavam no desenvolvimento intelectual dos cidadãos gregos.
Foi preso, acusado de perverter a juventude e renegar os deuses cultuados pelos gregos,