linha de schober
LINHA DE SCHOBER
O teste de Schober auxilia na identificação dos pacientes que apresentam limitação verdadeira da coluna lombar. É especialmente útil no acompanhamento das doenças que evoluem com limitação progressiva da mobilidade da coluna vertebral (por exemplo, espondilite anquilosante).
O teste de Schober é uma medida objetiva da mobilidade lombar. Com o paciente ereto e de pé, o médico traça uma linha horizontal na região de L5-S1 no nível das depressões sacrais e outra linha 10 cm acima desta na linha média do dorso. Com a flexão anterior, a distancia entre essas duas extremidades da linha de 10 cm deve aumentar de 10 a 15 cm quando a coluna lombar está normal. O teste de Schober modificado é negativo quando a distancia entre a marca de 5 cm abaixo das depressões sacrais e a marca de 10 cm acima delas aumenta até 20 cm com a flexão anterior. Este teste é aplicado e interpretado melhor mais facilmente em pacientes jovens, porque a mobilidade lombar normalmente diminui com o envelhecimento.
Figura 1 - Índice de Schober. Duas marcas são feitas verticalmente a partir do bordo superior do sacro, separadas pela distância de 10 cm. O paciente é instruído a inclinar-se para frente sem flexionar os joelhos. A distância entre as duas marcas, que inicialmente era de 10 cm, alonga-se para 15 ou 16 cm em situações normais.
Dados acerca de mobilidade da coluna são mais importantes para o acompanhamento do paciente do que para esclarecimento de etiologia do processo. O índice de Schober, embora muito usado em pacientes com espondiloartrites, demarca apenas as limitações no grau de flexão da coluna lombar, podendo estar diminuído em outras situações.
BIBLIOGRAFIA
CURRENT: Reumatologia – 3 ed.: Diagnóstico e Tratamento
Por John B. Imboden, John H. Stone
Pag. 161
http://www.portalvertebra.com.br/Vertebra/downloads/arquivo04.pdf
http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=4340