LINHA DE MOAGEM DE PEAD
A linha de moagem de PEAD pode ser feita aproveitando-se grande parte da linha de PVC.
O PEAD flutua, fica boiando na superfície da água, e pode ser retirado do tanque de diversas formas. A mais comum é uma esteira de malha de aço inox que carrega o material até a secadora. O restante da linha pode ser igual à de PVC, como mostra a figura 3.15.
Figura 3.15
Esta linha pode ser feita economizando-se a lavadora. Para isso, é necessário posicionar o moinho sobre o tanque, e acrescentar uma hélice no mesmo para retirar o material que se acumula por baixo do moinho, como mostra a figura 3.16.
Figura 3.16
Deve-se reparar que existe uma depressão da água na base do moinho provocada pelo funcionamento da hélice e uma tubulação para trazer a água da ponta do tanque até o começo do mesmo, tornando melhor a circulação da água.
Linha de reciclagem de PEBD
Existem vários tipos de linhas de reciclagem de filme de PEBD. A figura 3.17 mostra a que eu considero mais eficiente.
Figura 3.17
A linha começa com um elevador de fardos, uma plataforma e três esteiras paralelas, a do meio andando um pouco mais rápida que as duas laterais, e esta leva o material até o moinho como mostra a figura 3.18.
Os fardos de material são colocados na plataforma pelo elevador, são abertos por um funcionário que os distribui nas duas esteiras das bordas, estas andam muito devagar dando tempo para as mulheres irem retirando o material bom e jogando-o na esteira do meio que o levará até o moinho.
O material que não é retirado das duas esteiras laterais cai em dois “BAG’s” e pode ser posto de novo na plataforma para ser novamente escolhido, ou ser descartado como lixo. Com este processo evita-se que vá para o moinho material contaminante e lixo, os quais estragariam o produto final.
Figura 3.18
Um funcionário fica na boca do moinho controlando a velocidade da esteira para este não entupir.
O moinho tem uma peneira