Linguística 1
O que é preconceito linguístico?
Forma de discriminar o outro por esse falar fora do padrão exigido pela norma culta da língua portuguesa. Na sociolinguística o “erro” linguístico não é valorizado, mas analisado como sendo a manifestação de determinada comunidade de fala. No ambiente escolar não se deve expor o aluno com humilhações linguísticas por causa da gramática normativa.
O que é o ensino prescritivo e o ensino descritivo da língua portuguesa?
O ensino prescritivo (norma) da língua é aquele pautado na gramática normativa. Esse ensino objetiva evitar que o aluno cometa “erros” de linguagem, valoriza a determinação do certo e do errado, interferindo nas habilidades linguísticas que o aluno traz para escola. Já o ensino descritivo, descreve a estrutura e o funcionamento da língua. Esse método de ensino não julga a fala do aluno, mas procura leva-lo a conhecer os mecanismos da norma culta. O método normativo julga a forma verbal “errada” do aluno, as escolas utilizam esse ensino como sendo o mais tradicional.
O que é a sociolinguística?
É uma subárea da Linguística que estuda a língua nas suas variações de fala. Ela investiga a relação entre os aspectos linguísticos e sociais, as variações das expressões da fala (verbais) com as diferenças de natureza social. A sociolinguística considera importante o aspecto social da linguagem, cada grupo apresenta um comportamento linguístico diferente. Tudo partiu também do interesse dos estudiosos em explicar como os falantes utilizam a língua. A variação linguística é uma variação cultural.
Qual a diferença entre variação linguística e mudança linguística?
De acordo com o contexto histórico, geográfico e sociocultural os falantes da língua variam sua forma de expressão. Numa sociedade onde existem vários grupos de comunidades de fala, não existe um sistema linguístico único (a língua não é usada de forma homogênea pelos falantes, individualmente o uso da língua também não é uniforme), porém