Linguistica texttual
962 palavras
4 páginas
Linguística TextualOrigem
Constitui um novo ramo da linguística que começou a se desenvolver na década de 60 na Europa especialmente na Alemanha.
Ela trabalha o estudo do texto como unidade de investigação ao invés das palavras ou frases, já que os textos são a forma específica de manifestação da linguagem.
Causas do surgimento
Fechar as lacunas deixadas pelas gramáticas de frase no tratamento de alguns fenômenos, como:
Correferência: são elementos ou ocorrências textuais sem referência autônoma que remetem para o mesmo referente Ex: O homem que observava as estrelas viu o seu telescópio sendo roubado.
Pronominalização: é a substituição do complemento direto ou indireto numa oração por um pronome.
Ex: Comprei um livro na livraria. Comprei-o.
A concordância dos tempos verbais;
A seleção dos artigos;
Etc. , e vários outros que só podem ser devidamente explicados em termos de texto ou, então, com referência a um contexto situacional.
Dressler pondera que, nas gramáticas de frase, ficam excluídas vastas partes da morfologia, da fonologia e da lexicologia. Já a lingüística textual comporta diversas manifestações: cabe à semântica do texto explicitar o que se deve entender por significação de um texto e como ela se constitui. É tarefa da pragmática do texto dizer qual é a função de um texto no contexto (extralingüístico). A sintaxe do texto tem por encargo verificar como vem expressa sintaticamente a significação de um texto e como pode expressar o que está à sua volta. Estreitamente correlacionada à sintaxe do texto, está a fonética do texto, que, de modo análogo à fonética da frase, ocupa-se das características e dos sinais fonéticos da configuração sintática textual.
A dança concretamente realizada – a seqüência dos movimentos e os tipos de movimento – formam a sintaxe das mensagens;
¨ O conteúdo referencial dessa mensagem – a informação sobre a direção da fonte de alimento, a distância em que ela se encontra etc. – é a semântica da mensagem;