linguistica Cerencia

1908 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS

ATIVIDADES

- 2014

ATIVIDADES

POSSE-2014
ATIVIDADES

1. O que é a coerência textual? Dê exemplos.
Coerência textual não poderá ser definida apenas com um conceito. A coerência está ligada à possibilidade de estabelecer um sentido para o texto, ou seja, ela é o que faz com que o texto faça sentido para os usuários, devendo, portanto, ser entendida como um princípio de interpretabilidade, ligada à inteligibilidade do texto numa situação de comunicação e à capacidade que o receptor tem para calcular o sentido deste texto. Para haver coerência é preciso que haja possibilidade de estabelecer no texto alguma forma de unidade ou relação entre seus elementos.
Widdowson diz que a coerência seria a relação entre os atos de fala que as proposições realizam (uma proposição é definida como representação linguística de um estado de coisas por meio de um ato de referências e um ato de predicação, daí a expressão conteúdo proposicional).
Beaugrande & Dressler (1981) e Marcuschi (1983) afirmam que, se há uma unidade de sentido no todo do texto quando este é coerente, então a base da coerência é a continuidade de sentidos entre os conhecimentos ativados pelas expressões do texto. Essa continuidade diz respeito ao modo como os componentes do mundo textual, ou seja, o conjunto e conceitos e relações subjacentes à superfície linguística do texto, são mutuamente acessíveis e relevantes.

2. De acordo com os exemplos dados de textos da página nove a vinte, faça um texto, abordando suas impressões sobre a coesão e coerência textual. Se possível utilize exemplos.
Na construção de um texto, assim como na fala, usamos mecanismos para garantir ao interlocutor a compreensão do que é dito, ou lido. Esses mecanismos linguísticos que estabelecem a conectividade e retomada do que foi escrito ou dito, são os referentes textuais e buscam garantir a coesão textual para que haja coerência,

Relacionados

  • A AVALIAÇÃO DE REDAÇÕES ESCOLARES COMO PARTE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
    10079 palavras | 41 páginas