Linguistiaca de soussure

588 palavras 3 páginas
Faculdade do Centro do Paraná
UCP

LINGUÍSTICA

FERDINAND DE SAUSSURE E O OBJETO DA LINGUÍSTICA
Neila Barbosa de Oliveira Bornemann

Patrícia Vujanski Lechinski
Linguística
Letras I
Prof. : Ms Lucas Macedo

Abril-2013
Pitanga- PR

FERDINAND DE SAUSSURE E O OBJETO DA LINGUÍSTICA
Neila Barbosa de Oliveira Bornemann

1. Qual é a problemática que origina as reflexões presentes nesse artigo? A problemática se origina da autoria dessa obra, pois trata-se de uma obra póstumas pois foi escrita 3 anos após sua morte. Portanto Saussure não é o autor do livro, Entretanto, esses apontamentos não correspondem às anotações feitas por Saussure, mas de um dos alunos que frequentaram o curso. A muita polemica envolvendo essa obra, outro fato é que os organizadores reescreveram e organizaram o livro como se fosse de autoria do próprio Saussure. Sabendo que ele não foi o autor da obra simplesmente foi o professor que tratou da linguística em seus três cursos ministrados em Genebra, esse livro é resultado de anotações três cursos ministrados por F. de Saussure. Ainda perduram confusão e dúvida quanto à diferença entre as abordagens apresentadas no CLG e nos manuscritos originais do linguista.

2. Porque que existiu, a partir de 1996, o interesse em comparar os escritos do curso de Linguística geral, com o livro escrito de linguística geral?

Em 1996 foram encontrados documentos originais em um hotel da família de Saussure em Genebra, os quais serviram de estímulos para a continuação de trabalhos envolvendo o pensamento do linguista, mas, dessa vez, baseando-se nos manuscritos deixados pelo professor genebrino é que surgiram toda a revolução e proposta de análises comparativas das ideias expressas no Curso de linguística Geral-CLG e as dos manuscritos. E com base nessas duas obras: CLG e ELG, que pretendem observar as principais contradições envolvendo o pensamento de Saussure no que se refere às considerações acerca do objeto da linguística.

Relacionados