linguas e linguagem
A comunicação se dá das mais variadas formas, seja por sinais, códigos linguísticos, escrita, por forma oral pela emissão de sons comuns entre pessoas de um mesmo grupo. Utilizamos da nossa língua, linguagem ou fala para passarmos informação, contudo às vezes nos confundimos ao tentar entender a diferença e os conceitos, por isso é importante estudá-los para que possamos entender como cada um funciona e contribui para a nossa comunicação diária.
Linguagem, podemos conceituar como linguagem uma capacidade restrita aos seres humanos de expressar sentimentos, sensações, transmitir informações, opiniões ou mesmo expressar sentimentos e desejos proporcionando a troca de dados entre pessoas de diferentes tradições e localidades. A linguagem em si define-se em dois tipos, são eles: a linguagem verbal que se caracteriza de forma oral ou escrita com a utilização de códigos que servem para facilitar a comunicação entre os homens. A outra é a linguagem não verbal que se define por símbolos ou sinais em forma de desenhos, figuras que servem como ponte para a comunicação sem o uso de palavras.
Para uma comunicação eficiente é necessário o adequado uso dos níveis de linguagem, também conhecido como fala ou registros, sendo que uma única pessoa pode adotar variados níveis de linguagem dependendo de cada situação. Os níveis de linguagem são três:
Linguagem culta: utilizada nos discursos, nos meios diplomáticos, jurídicos e científicos. Caracteriza-se pela utilização de rico vocabulário e pelo correto uso da gramática.
Linguagem familiar: utilizada em rádio, televisão e meios de comunicação de massa, tanto na forma oral quanto na escrita. É caracterizada por possui um nível menos formal, vocabulário comum e relativa observância da gramática.
Linguagem popular: é a linguagem corrente, com presença de gírias e dizeres regionais, e sem a preocupação do uso correto das regras gramaticais.
A língua, por sua vez, consiste num conjunto específico de códigos e