Linguagens
A linguagem possui várias funções.Emotiva,onde o emissor se destaca e o texto é centrado em suas opiniões,sentimentos e ações,dando assim,características completamente pessoais e subjetivas ao texto.Como exemplo da utilização dessa linguagem,podemos citar textos líricos, as autobiografias, as memórias, a poesia lírica e as cartas de amor.
Existe também a função referencial,onde a mensagem é centralizada no referencial sobre o assunto abordado e o emissor procura transmití-la de forma impessoal,objetiva,direta e denotativa.A ênfase é dada no conteúdo.
Já a função apelativa,a mensagem é centralizada no receptor e se organiza de forma a influenciar o mesmo ou chamar sua atenção.É a função mais persuasiva de todas e é utilizada principalmente em anúncios publicitários,discursos políticos,horóscopos e livros de auto-ajuda.
Na função fática,o canal é posto em destaque.O interesse do emissor consiste apenas em testar o canal ou chamar a atenção para o mesmo,certificar-se do contato estabelecido.
A função poética,por sua vez,se preocupa com a forma que é mensagem é passada,onde ela é destacada chamando a atenção para o modo como foi organizada.Há também uma preocupação com o arranjo e com a estética da mesma,valorizando as palavras e suas combinações.Tem como característica a subjetividade e a presença de figuras de linguagem.
Na função metalinguística,há preocupação com o código.Definida como a "linguagem que fala da própria linguagem",descreve o ato de falar ou escrever.Os dicionários e gramáticas são repositórios da metalinguagem.Podemos perceber a presença de tal linguagem no texto abaixo:
"Escrever é procurar entender, é procurar reproduzir o irreproduzível, é sentir até o último fim o sentimento que permaneceria apenas vago e sufocador. Escrever é também abençoar uma vida que não foi abençoada."
Clarice