Linguagens De Programa O
Leonardo Kurylo
Programação
Do Dicionário: ato ou efeito de estabelecer um programa.
Na área de informática, uma linguagem de programação é um método padronizado para comunicar instruções para um computador. Esta permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar, como serão armazenados ou transmitidos e quais ações devem ser tomadas sob diversas circunstancias.
Tipos de Linguagens de Programação
Existem dois tipos de linguagens de programação: as de baixo nível e as de alto nível.
As linguagens de baixo nível são interpretadas diretamente pelo computador, de forma rápida e ágil, porém há certa dificuldade de se trabalhar com elas devido à complexidade de escrita e de leitura da parte do programador.
As linguagens de alto nível são mais fáceis de trabalhar e entender, as ações normalmente são representadas por verbos (exemplo: faça, mova, exclua) geralmente em inglês. Foram criadas desta forma para facilitar a memorização do programador. Estas linguagens não são interpretadas diretamente pelo computador, sendo necessário um “interprete” que faz a tradução para a linguagem nativa da máquina. Este interprete é chamado de compilador.
Classificação das Linguagens de Programação
As linguagens de programação se classificam em:
1. Linguagem de máquina – Um programa em código de máquina consiste numa sequencia de números em código binário, hexadecimal ou octal contendo as informações que o computador deve executar.
2. Linguagem de montagem – Também conhecida como assembler, está um nível acima da linguagem de máquina. A linguagem de montagem executa a transformação de outras linguagens de nível superior para a linguagem de máquina.
Estas duas linguagens de programação citadas acima são conhecidas como linguagens de baixo nível, sendo a linguagem de máquina de primeira geração e a linguagem de montagem de segunda geração.
3. Linguagem de alto nível – neste tipo de linguagem