Linguagem
A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, a escrita e e-mails que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional.
De acordo com Medeiros (2007), a consciência dos mais diversos usos da linguagem, bem como a capacidade para o desempenho oral e escrito, são fundamentais para estudantes e profissionais das mais diversas áreas. O uso inadequado de uma variante lingüística pode levar à frustração ouvintes, telespectadores e leitores de modo geral, visto que se espera dos destinadores da mensagem o uso de uma linguagem que se adapta à situação e ao ambiente, aonde se espera criatividade bons argumentos e progressão das idéias expostas, isentos de clichês.
Segundo Chauí (1999), a Linguagem é a forma propriamente humana da comunicação, da relação com o mundo e com os outros, da vida social e política, do pensamento e das artes, ou seja, é o instrumento graças ao qual o homem modela: seu pensamento, seus sentimentos, suas emoções, seus esforços, sua vontade e seus atos, o instrumento graças ao qual ele influencia e é influenciado.
A noção de Língua é um conceito prático introduzido bem antes que a lingüística se constituísse.
E, a Comunicação, no contexto deste trabalho, é tomada como a troca verbal entre um falante que produz um enunciado e outro falante que, num primeiro momento, recebe o enunciado.
Em termos bastante genéricos pode-se dizer que a Linguagem é a capacidade específica à espécie humana de se fazer entender por meio de um sistema de signos vocais ou língua, entendendo que língua é um sistema designado de comunicação lingüística.
Nesse sentido, este trabalho, por meio de pesquisa bibliográfica, aborda a temática comunicação oral e escrita.
1 LINGUA,