linguagem
Sobre a campanha
Lançada em 2008, a campanha do Secretário-Geral das Nações Unidas Ban Ki-moon, UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres, é um esforço de vários anos com a finalidade de prevenir e eliminar a violência contra as mulheres e meninas em todas as partes do mundo.
A UNA-SE convoca os governos, a sociedade civil, as organizações de mulheres, os jovens, o setor privado, a mídia e todo o sistema da ONU para unir forças para erradicar o fenômeno global da violência contra as mulheres e meninas.
Até 2015, a UNA-SE pretende atingir os cinco objetivos em todos os países:
Adotar e fazer cumprir leis nacionais para combater e punir todas as formas de violência contra mulheres e meninas.
Adotar e implementar planos de ação nacionais multissetoriais.
Fortalecer a coleta de dados sobre a propagação da violência contra mulheres e meninas.
Aumentar a consciência pública e a mobilização social.
Erradicar a violência sexual em conflitos.
Objetivo da campanha
Alguns dos muitos esforços da ONU para eliminar a violência contra as mulheres estão destacados abaixo:
Leis e políticas influentes
Mobilização
Parcerias
Leis e políticas influentes
ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, trabalhando com parceiros locais, deu apoio à adoção de leis contra a violência doméstica e sexual e às disposições legais sobre estupro e direito de família na Colômbia, Serra Leoa, Vietnã e Zimbábue, entre outros.
Em Ruanda, o apoio dado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) a mulheres parlamentares contribuiu para a elaboração de uma lei que criminaliza a violência baseada no gênero.
Através de seu Programa Cidades Mais Seguras, a ONU-HABITAT conduziu pesquisas sobre a violência contra as mulheres na África do Sul.