linguagem
Níveis de fala A língua concretiza-se através de atos individuais de fala. Isso é responsável pela diversidade da fala. A diversidade na utilização do uso de uma mesma língua é decorrente de inúmeros fatores: (A) Fatores regionais: dentro de uma mesma região encontram-se variações do uso da língua. Também na zona urbana/rural. (B) Fatores culturais: o grau de escolaridade e formação cultural do indivíduo são fatores que determinam usos diferentes da língua. (C) Fatores contextuais (lugar onde estamos “encontramos-se”): um mesmo falante altera o registro da fala de acordo com a situação que se encontra. (D) Fatores naturais: a idade e o sexo influenciam na fala. Uma criança faladiferente de um adolescente ou idoso.
Níveis de linguagem A) Nível coloquial-popular: é o que a maioria das pessoas utiliza no dia-a dia, em situações informais. Não há preocupação com o “certo” e “errado”. B) Nível forma-culto: usado em situações formais. Há um cuidado maior com o vocabulário e com as regras. Utilizado pelos orgãos oficiais e de comunicação escrita. C) Nível técnico-profissional: trata-se do “jargão”, linguagem específica de alguns grupos de profissionais (advogados, médicos, economista, etc). D) Nível artístico ou literário: função estética, visando emocionar o receptor. Traz mensagem original e criativa. ”Licença poética”.
A gíria A gíria é uma variante da língua padrão utilizada por indivíduos de um grupo social ou profissional em circunstâncias especiais. Cada grupo distinto tem sua própria gíria: surfistas, funkeiros, skatistas, futebol, etc...
Linguagem
Para se comunicar e se expressar, o homem dispõe de vários recursos:
*palavras
*gestos
*expressões fisonômicas
*sinais visuais
*símbolos
Todos esses recursos de comunicação utilizam sinais de diferente natureza.Tais sinais podem ser classificados em verbais e não verbais.
*Linguagem verbal: código que utiliz a palavra falada ou escrita.
*Linguagem não