linguagem
1. A importância do estabelecimento de objetivos para a ação pedagógica
Segundo Regina Célia o ser humano esta interligada a ação, pois não saberia viver sem a ação, e tudo que ele faz tem uma finalidade a ser alcançada. É por isso que se diz que a atividade humana é finalista, ou seja, supõe fins a atingir, realiza em função de propósitos e metas. Devemos sempre ter um alvo a ser atingido e o professor ao iniciar seu trabalho, ele já tem em mente, ainda que de maneira implícita, os objetivos a serem atingidos. Ele sabe que, se desenvolver um trabalho sem ter um alvo definido, corre o risco de fracassar, assim como um barco sem rumo corre o perigo de perder-se em alto-mar.Portanto, a formulação explícita dos objetivos orienta sua atuação pedagógica, ajudando-o na seleção dos meios mais adequados para realizar o seu trabalho.
2. Os objetivos educacionais e seus níveis
Objetivo É o que se quer alcançar , o que move as pessoas a agirem ou a tomar alguma decisão.Na tentativa de alcançar seus objetivos o professora procura utilizar de métodos que venham auxiliar para que esse objetivo seja alcançado.por isso, objetivos educacionais são os resultados desejados e previstos para a ação educativa.
Os objetivos da educação resultam da filosofia que orienta a vida dentro de uma cultura. Os objetivos educacionais podem ser expressos em dois níveis: os objetivos gerais e os objetivos específicos.
Os objetivos gerais são tratados em seu sentido mais amplo e constituem a ação que conduzirá ao tratamento da questão abordada no problema de pesquisa, fazendo menção ao objeto de uma forma mais direta.
Os objetivos específicos apresentam, de forma pormenorizada, detalhada, as ações que se pretende alcançar e estabelecem estreita relação com as particularidades relativas à temática trabalhada.
3. Um pouco de história
Durante as décadas de 1960 e 1970, predominou uma visão tecnicista de educação, baseada numa concepção