Linguagem
A Importância da Sociologia da Educação no Curso de Pedagogia
Por reunir contribuições de várias ciências humanas e diversos campos de conhecimentos, a pedagogia se torna um curso interdisciplinar. Nesse sentido a disciplina sociologia da educação tem contribuído para a fundamentação de diversas disciplinas que fazem parte do curso, por ter um olhar sociológico sobre o processo educativo e para a compreensão da realidade educacional brasileira. Isso justifica a sua presença na estrutura curricular dos cursos de pedagogia desde o início desses cursos no Brasil.
A educação, por ser uma prática social que visa formar indivíduos para uma vida em sociedade, deve proporcionar visões que os permita compreender a sociedade como um todo.
O modo como uma sociedade seleciona, classifica, distribui, transmite e avalia os saberes destinados ao ensino, reflete a distribuição do poder, por isso se torna muito importante que se faça um currículo que em seus conteúdos e suas práticas haja a possibilidade de reflexão crítica das relações de poder em sociedade
Embora o campo de conhecimento da Sociologia, não garanta por si o compromisso de promover uma educação crítica transformadora, pelo menos já possibilita uma ampliação da compreensão da realidade social e da educação, por sua especificidade de analisar a sociedade sob o prisma de vários olhares. Salientando um fenômeno fundamental para a transmissão da herança cultural dos modos de vida das ideologias, na formação para o trabalho, que guarda uma estreita relação com a realidade em cada contexto histórico.
Daí a importância dessa disciplina no currículo dos cursos de formação de