linguagem
A eletrólise é um processo no qual se induz artificial e forçadamente uma corrente, seja ela elétrica ou química, a fim de se obter uma reação química, convertendo energia elétrica em energia química e vice-versa.
Os procedimentos para obtenção do alumínio eram considerados caros e ineficientes, sendo assim o alumínio foi considerado por muito tempo um metal raro, até que em 1886, foi desenvolvido um método de produção do alumínio por eletrólise ígnea conhecido como processo de Hall-Héroult.
Nesse processo purifica-se a bauxita, para obter a alumina, são necessárias de 4 a 5 toneladas de bauxita para obtenção de 2 toneladas de alumina, gerando normalmente 1 tonelada de alumínio.
Nesse processo utiliza-se a criolita como fundente, com a função de diminuir o ponto de fusão da bauxita ( geralmente ela funde a 2050 graus célsius deixando a temperatura de fusão em cerca de 1000 graus célsius). Por essa mistura fundida passa-se uma corrente elétrica, as paredes ficam em contato com a mistura (catodo) funcionando como polos negativos da eletrólise, ocorrendo a redução dos cátions, o ânodo (polo positivo) constituídos de grafite ou carvão, formados de carbono, ocorre a oxidação dos anions.
O alumínio obtido está na forma liquida, porque seu ponto de fusão é de 660,37 graus célsius, menor que o da mistura de alumina e criolita. O alumínio é mais denso vai se depositando no fundo do recipiente, por onde é recolhido.
A eletrólise aquosa a passagem elétrica acontece através de um liquido condutor, onde um dos cátions e um dos anions participam.
No vídeo 5 centavos, por exemplo, utilizando vinagre, bicarbonato de sódio, sal de cozinha, alvejante, molho de tomate, ketchup, álcool e creme dental e junto com moedas de 1 ou 5 centavos, visando a limpeza dessas moedas, reparamos que quando um pedaço de cobre metálico limpo é exposto ao ambiente, uma fina camada de produtos de corrosão começa a se formar inicialmente, em seguida é formada a Cuprita ( Cu2) e a