linguagem
A língua é o conjunto de sinais que determinadas comunidades usam para se comunicar. Língua local e concreta, capacidade de determinado povo, ou de quem se disponha a aprender as regras gramaticais da língua especifica. Exemplo, o idioma Frances só é entendido pelo povo Frances, ou por quem estude e domine a gramática da língua francesa.
A linguagem é a capacidade natural que o ser humano tem de se comunicar, seja por meio de palavras, gestos, imagens, sons , cores, expressões, etc. A linguagem pode ser classificada em verbal e não verbal.
TEMA: ELEMENTOS E PROCESSOS DA COMUNICAÇÃO
A comunicação pode ser entendida como um processo de transferência de informações e influenciações, envolvendo duas ou mais pessoas. Conforme destaca David Berlo, em sua obra O Processo da Comunicação. São Paulo: Martins Fontes, 1997, p. 18, até meados do século XX, a visão dominante sobre comunicação envolvia a separação entre seus aspectos informativos, entendidos como um apelo à mente e persuasivos, vistos como um apelo à alma. Atualmente, porém, tem prevalecido um entendimento contrário à dicotomia entre corpo e mente, entre emoções e formulações intelectuais. Portanto, ao instituir um processo de comunicação, uma organização deverá preocupar-se tanto com a qualidade das informações em termos de sua coerência lógica quanto com o poder de influência implícito no processo. Aristóteles foi um dos pensadores que lançaram a base para o entendimento do processo de comunicação. Para ele, três são os elementos fundamentais deste processo, conforme citado por David Berlo, no livro O Processo da Comunicação. São Paulo: Martins Fontes, 1997, quem fala, o discurso e a audiência. Ainda que mais complexos, com a incorporação de novos elementos, os modelos contemporâneos de comunicação estão calcados nestes três elementos básicos. O desenvolvimento das formas de comunicação levou à construção de um modelo interpretativo mais amplo do que o apresentado por