Linguagem
Centro de Formação, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino
Projeto: Oficinas nas escolas
Identificação
Nome do CMEI: Dilsen da Silva Alves
Endereço: Rua da Paz, sem número – Coroado 3
Turma de crianças: 24 crianças de 4 e 5 anos de idade
Nome da professora do CMEI: Jorzilda Salins de Souza
Nome dos estudantes: Chester da Silva Amorim, Luana Louise da Silva de Souza e Renata de Mattos Araújo
Nome da professoras orientadoras: Ilaine Inês Both e Maria Rita S. dos Santos
Data da realização da oficina: 2 de junho de 2010 – Turno: Matutino
Tema: Tangram
Justificativa
A utilização do tangram na sala de aula ajuda as crianças no reconhecimento de formas, desenvolve imaginação e habilidades matemáticas. Não se sabe ao certo a história do tangram, mas as diversas lendas a cerca de seu surgimento sugerem sempre um envolvimento matemático, com formas geométricas e com a criação de figuras do cotidiano, como animais, plantas, pessoas e as diversas formas que se podem ser criadas com as sete peças do tangram.
Atividade Pintura e montagem de um quebra-cabeça em forma de tangram.
Objetivos
Ajudar no desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, no reconhecimento de formas geométricas e figuras conhecidas no cotidiano da criança.
Metodologia
Iniciaremos as atividades com as crianças na sala de aula solicitando que formem um círculo para fazer nossa apresentação, falar sobre o motivo pelo qual estamos realizando a oficina no CMEI e as atividades que serão realizadas. Em seguida faremos uma dinâmica de integração por meio de algumas músicas infantis (ou contação de uma história?). Após solicitaremos para que cada criança vá ao centro do círculo para falar seu nome. Realizada a apresentação e integração, daremos as crianças alguns desenhos para que possam pintar. Esses desenhos depois de assinados pelas crianças do melhor jeito que