LINGUAGEM
CAMPUS HELVÍDEO NUNES DE BARROS-PICOS
CURSO LICENCIATURA PLENA EM LETRAS
IMAGENS DE MULHER: OS VALORES
THAISY CRISTINA MOREIRA COSTA
PICOS-PI
MARÇO-2013
THAISY CRISTINA MOREIRA COSTA
IMAGENS DE MULHER: OS VALORES
Trabalho apresentado a Professora Maria Goreth de Sousa Varão da disciplina Português III - Monográfico do curso de Licenciatura Plena em Letras/Português da Universidade Federal do Piauí, para obtenção de nota.
PICOS-PI
MARÇO-2013
IMAGENS DE MULHER: OS VALORES DE UMA ÉPOCA
Thaisy Cristina Moreira Costa
RESUMO: O presente artigo tem por objetivo analisar as músicas: "Ai que saudade da Amélia" de Mário Lago e Ataulfo Alves em 1941, e "Dandara" de Ivan Lins e Francisco Bosco em 2004. Verificando como estas músicas constroem imagens de mulheres da época para confronta-las e traçar suas diferenças. A base teórica que fundamentará esse estudo será a Análise do Discurso (AD) e a Teoria Crítica Feminista que apontam o questionamento dos modelos prontos e taxativos que predeterminam os lugares e papéis fixos para as mulheres .
Palavras-chave: Mulher; Música; Análise do discurso; Crítica feminista.
INTRODUÇÃO
A literatura tem uma estreita ligação com a sociedade em que está inserida. Pois, tem o papel de fonte de compreensão e representação histórico-sócio-cultural de um tempo, uma raça, um sexo ou um povo. Sendo assim, vai além do valor artístico e cultural, pois, faz um paralelo entre realidade e ficção. E a partir das músicas Amélia e Dandara, que construímos um perfil de mulher presentes nos anos de 1940 e 2000, utilizando a análise do discurso, a crítica feminista com o objetivo para estudar a linguagem como prática social e, para tal, considera o papel crucial do contexto. Por tanto, a partir do ponto de vista de cada uma das personagens presentes nas músicas, observamos a ideologia presente em