linguagem
Profª Cristiane Fuzer
5 Critérios de avaliação de texto
Independentemente da metodologia usada para orientar o processo de produção textual, é fundamental que o professor siga critérios claros para avaliar os textos produzidos pelos seus alunos. Os critérios poderão ser elaborados a partir do modo de organização do discurso (narrativo, descritivo, dissertativo) ou do gênero textual (redação de vestibular, carta de leitor, artigo de opinião, conto, requerimento, resenha, etc.).
É importante que os critérios sejam previamente trabalhados com os alunos antes e durante o processo de produção do texto, e não apenas no final, na hora de dar uma nota. Mais do que possibilitar uma avaliação mais objetiva possível, os critérios servem para orientar o aluno quanto às características fundamentais do tipo de texto que precisa produzir.
O professor poderá utilizar metalinguagem específica que identifique cada critério no feedback, como veremos a seguir.
5.1 Critérios a partir do modo de organização do texto
Consideremos aqui dois dos principais modos de organização do discurso1: narração e dissertação.
Para avaliar textos narrativos (que geralmente se utilizam da descrição), é preciso elaborar alguns critérios básicos que incluem aspectos de forma e conteúdo específicos a esse modo de organização, tendo por base pressupostos teóricos disponíveis na literatura (Charaudeau, 2009; Platão & Fiorin, 2001, dentre outros).
Os critérios básicos aqui propostos para avaliação de textos narrativos estão expressos no Quadro 2.
1
Para Pereira et al. (2006), há seis modos de organização do discurso: narração, descrição, exposição, argumentação, diálogo e injunção.
22
Subsídios para leitura e avaliação de textos no contexto escolar
Profª Cristiane Fuzer
Quadro 2 – Exemplo de critérios para avaliação de textos narrativos.
Critérios
Sim
Em
Não
parte
1- O texto está de acordo