Linguagem
"Olhe a sarandaia, olha a sarandaia
Acorda minha gente
Pra brincar a sarandaia...”
O termo Sarandaia ou Sarandagem, segundo os dicionários, significa vadiagem, vagabundagem, andar em pagodes, brincar, divertir-se. A Sarandaia é realizada em Capela e abre os festejos juninos da cidade. No dia 31 de maio, à meia-noite, um grupo de moradores sai às ruas dançando ao som de zabumba, acompanhado de um homem vestido com roupas femininas e carregando um bailão na cabeça, pedindo presentes nas residências a serem colocados no mastro de São Pedro, que será erguido em praça pública no dia 29 de junho, quando acontece a tradicional Festa do Mastro. O cortejo que segue noite adentro, ficou conhecido como “Sarandaia” ou “Cortejo da Baiana”.
Ela tem início às 22 horas do dia 31 de maio. A sua realização é muito simples: sai um grupo de pessoas ao som de um terno de Zabumba, com um balaio (cesto), seguido por alguns bacamarteiros, pelas ruas da cidade cantando:
Oi "seu" (fulano)
Abra essa porta
Que eu quero beber
Hoje é primeiro
De São João
Traga a cachaça
Pra nós beber.
Se não tiver cachaça
Traga dinheiro
Pra nós pagar o zabumbeiro
Inicialmente o cortejo é acompanhado por poucas pessoas e vai aumentando durante o seu percurso. As casas estão fechadas, as luzes apagadas, porém ao ouvir "a pedição" acende-se a lâmpada, abre-se a porta e recebem-se os músicos com bebida (cachaça). Em seguida o dono da casa oferece um presente para ser colocado no mastro, no dia de São Pedro. Os músicos agradecem e seguem em direção à outra residência. O cortejo segue noite adentro pelas ruas previamente selecionadas. Os moradores vão se envolvendo, cantando, dançando e os bacamarteiros dando seus tiros.
Outro fato curioso, só encontrado na cidade de Capela é a saída da baiana ou "Nega Baiana", como chama "Seu" Manuca, à procura de presentes para o Mastro. No dia 28 de junho às 15 horas, um