Linguagem
IMPORTANTE !
Define-se como linguagem qualquer sistema de signos socializado. Nesse sentido, podemos falar em linguagem da moda, linguagem do jornalismo, linguagem televisiva, linguagem cinematográfica, linguagem culinária, linguagem fotográfica, entre muitas outras.
O que é discurso?
IMPORTANTE!
Segundo J. Luiz Fiorin “discurso é um dos patamares da constituição do significado, em que um enunciador reveste formas mais abstratas com conteúdos mais concretos”.
- todo discurso é orientado: ele é produzido para um dado fim; além disso, em situações de interação oral, por exemplo, ocorre um constante processo de retomadas, antecipações, sendo sempre necessário que os interlocutores estejam orientado e reorientado seus discursos;
- todo discurso é interativo: mesmo que não tenhamos nosso interlocutor em nossa frente, sempre estamos interagindo com o outro ao produzir nossos discursos, de forma mais ou menos explícita;
- todo discurso é contextualizado: não é possível imaginar um discurso fora de uma dada situação comunicativa. Sempre que um discurso se produz, esse processo se dá em um dado contexto e é impossível separar uma coisa da outra.
O que é estilo?
Estilo
Toma uísque doze anos em copo de requeijão. Come pipoca de palito, melancia com mostarda, bife com chocolate. Na cama é casca de pão, poeira de biscoito e papelada de bombom. Na cozinha é mofo no mamão, caco abandonado e cinza na cerveja.
Gordura rebrilha nos telefones. Teclado se esconde no encardido. Junta xadrez com listras, bolinhas com bolonas, ouro puro e bijuteria de lata.
Perna lanhada, arranhada, mordida, desfila feridas na lavanderia de chinela e calcinha... O maior fenômeno de falta de estilo na face da terra.
Você não vale nada. Eu te amo.
(BONASSI, Fernando. 100 coisas. São Paulo: Angra, 2000)
Importante!
Transferindo essas ideias para a comunicação, pode-se afirmar que estilo é o conjunto das escolhas linguísticas