linguagem e lingua
Subi a porta e fechei a escada.
Tirei minhas orações e recitei meus sapatos.
Desliguei a cama e deitei-me na luz
Tudo porque
Ele me deu um beijo de boa noite...
(Autor anônimo)
O Texto tem coerência, pois mostra os sentimentos em forma de poesia.
O autor descreve a euforia, e a felicidade, pelo “beijo de boa noite” recebido pelo amado (a).
Descrevendo as ações do autor, desnorteado pelo beijo recebido, que apenas conseguimos entender, o porquê de tanta euforia e desatenção que o texto faz sentido a todos que leem, por mais sem sentido que ele seja. Pois todos já ficaram “assim” sem saber o que fazer, e o que está fazendo por amor.
Resposta_1:
O tema trata sobre o Julgamento no Supremo, onde existe uma longa discussão, e nada é resolvido. Ao ponto de vista que, nem sempre quem muito fala, tem razão ou sentido; “Ninguém esperaria encontrar tamanho talento para a concisão no Supremo Tribunal Federal brasileiro, mas o contraste ressalta que falar muito não significa ter muito a dizer”.
"Nem mesmo certas vulgaridades, salpicadas por alguns dos advogados da defesa, alteraram a sensação do leigo de assistir a um espetáculo obscuro e bizantino."
Já em seu ponto de vista, o autor cita, momentos marcantes na historia, e a lei, que proíbe os magistrados a criticar seus colegas:
"Abraham Lincoln levou pouco mais de dois minutos para pronunciar o discurso de Gettysburg (1863), às vezes considerado a maior peça de oratória em todos os tempos"
“Conforme sublinhou o constitucionalista Joaquim Falcão nesta Folha, a lei proíbe os magistrados de se manifestar sobre qualquer processo em curso e criticar atos de seus colegas. Também neste quesito, um pouco mais de parcimônia e contenção viriam a calhar.”
Resposta_2:
a) Conhecimento textual, pois a declaração deve ter impactado bastante, para que o autor colocasse logo de inicio, para salientar seu ponto de vista.
b) Conhecimento linguístico, para descrever algo formal