Linguagem e comunicação
A Linguagem e a Comunicação
1.1 Introdução (conceito)
A linguagem é a forma de expressar pensamentos por meio de palavras. Qualquer meio de exprimir o que se sente ou pensa, conjunto de sinais, visuais ou fonéticos, através dos quais se estabelece a comunicação.
A comunicação, é o intercambio de informações entre sujeitos ou objetos. Ato de se comunicar, avisar, informar, estar em comunicação, falar, corresponder-se. É o processo de transmitir a informação e compreensão de uma pessoa para outra. Se não houver esta compreensão, não ocorre a comunicação. Se uma pessoa transmitir uma mensagem e esta não for compreendido pela outra pessoa, a comunicação não se efetivou.
2. Desenvolvimento
2.1 O surgimento da linguagem
O surgimento da linguagem é um fato fundamental na história humana. Não seria possível a organização dos seres humanos em sociedade sem a linguagem e vice-versa. Isso indica que a linguagem e a vida em sociedade devem ter surgido praticamente ao mesmo tempo. É difícil determinar qual a origem da linguagem, pois não há muitas pistas a seguir.
As primeiras explicações sobre a origem da linguagem têm seus fundamentos na religião. Deus teria dado a Adão uma língua e a capacidade de nomear tudo o que existe. Haveria apenas uma língua, em que cada palavra teria apenas um significado. Mas como explicar a diversidade das línguas?
2.1.1Torre de Babel
Na Bíblia, o Gênesis conta que "o mundo inteiro falava a mesma língua, com as mesmas palavras" (Gn 11,1). Os homens resolveram, porém, criar uma cidade com uma torre tão alta que chegaria a tocar o céu e os tornaria famosos e poderosos. Então Deus, para castigá-los, fez com que ninguém mais se entendesse e os homens passaram a falar línguas diferentes.
Assim, os construtores da torre se