Linguagem e Comunicação
O paralelismo consiste na apresentação de ideias similares, coordenadas, equivalentes, numa forma gramatical ou semântica idêntica. Assim, pode-se dizer que há quebra de paralelismo quando associamos elementos que não são equivalentes quanto à forma ou ao conteúdo.
Então, a tarefa de vocês é identificar como se dá o paralelismo em alguns textos normativos apresentados a seguir.
QUESTÃO 01: Leia, com atenção, o art. 688 do Código Civil (C.C.) e aponte duas estruturas que estão organizadas de forma paralela. Para facilitar, vocês poderão apresentar as estruturas paralelas em forma de esquemas.
Art. 688 A renúncia do mandato será comunicada ao mandante, que, se for prejudicado pela sua inoportunidade, ou pela falta de tempo, a fim de prover à substituição do procurador, será indenizado pelo mandatário, salvo se este provar que não podia continuar no mandato sem prejuízo considerável, e que não lhe era dado substabelecer.
Resposta; será comunicada - se for prejudicado- será indenizado
QUESTÃO 2: Coloque em evidência os paralelismos existentes nos artigos selecionados do Código Civil.
a) Art. 275. O credor tem direito a exigir e a receber de um ou de alguns dos devedores, parcial ou totalmente, a dívida comum; se o pagamento tiver sido parcial, todos os demais devedores continuam obrigados solidariamente pelo resto.
b) Art. 599. Não havendo prazo estipulado, nem se podendo inferir da natureza do contrato, ou do costume do lugar, qualquer das partes, a seu arbítrio, mediante prévio aviso, pode resolver o contrato.
c) Art. 676. É obrigado o mandante a pagar ao mandatário a remuneração ajustada e as despesas da execução do mandato, ainda que o negócio não surta o esperado efeito, salvo tendo o mandatário culpa.
d) Art. 731. O transporte exercido em virtude de autorização, permissão ou concessão, rege-se pelas normas regulamentares e pelo que for estabelecido naqueles atos, sem prejuízo do disposto neste