linguagem,trabalho e tecnologia
Ata 02
Ofício, Aviso, Memorando 05
Circular 09
Comunicado 10
Requerimento 11
Certidão 11
Atestado 12
Declaração 13
Procuração 14
Carta comercial 15
Tipos de correspondência 17
Formas de tratamento em correspondências oficiais 17
Siglas e abreviaturas 19
Portaria, Edital, Decreto 22
Noções de protocolo 23
Arquivo e as técnicas de arquivamento 24
Fluxograma e Organograma 33
A ata
A ata tem por finalidade documentar acerca de quaisquer eventos oriundos de uma determinada instituição, seja ela qual for. Sendo assim, pelo fato de apresentar tais requisitos, constitui-se de formalidades, mesmo porque se inclui na chamada “redação técnica”, obedecendo assim algumas normas para se tornar materializada. Atas de reunião de condomínio, do clube ou da empresa: quem escapa delas?
Secretariar uma reunião é muito mais do que tomar notas e posteriormente preparar e distribuir a ata. O secretário ou a secretária designada precisa exercitar a sua voz ativa, pois pode e deve assumir a responsabilidade de registrar quem está presente, controlar o horário de início e término, solicitar que pontos expostos sem clareza suficiente sejam adequadamente re-expostos ainda durante a reunião, acompanhar as questões não concluídas ao longo da reunião, sumarizando-as antes do encerramento e propondo que se delibere a respeito delas.
As características básicas da formatação de atas são: texto completamente contínuo, sem parágrafos ou listas de itens – ou seja, reduzido como se o texto inteiro fosse um único e longo parágrafo; números, valores, datas e outras expressões sempre representados por extenso; sem emprego de abreviaturas ou siglas; sem emendas, rasuras ou uso de corretivo; todos os verbos descritivos de ações da reunião usados no pretérito perfeito do indicativo (disse,