Linguagem Simb Lica
A linguagem nos seres humanos é um instrumento que permite pensar e comunicar o pensamento, estabelecer diálogos com os semelhantes e dar sentido à realidade que os cerca. Toda linguagem é um sistema de signos. Nos seres humanos capazes de racionalidade, a linguagem refere-se às coisas mediante o símbolo, é, portanto, linguagem abstrata ou ainda, linguagem simbólica. A linguagem humana intervém como forma abstrata que nos distancia da experiência vivida e nos permite reorganiza-la em outro contexto, dando-lhe novo sentido. É pela palavra que nos situamos no tempo, para lembrar o que ocorreu no passado e antecipar o futuro pelo pensamento. Se a linguagem, por meio da representação simbólica e abstrata, permite que nos distanciemos do mundo, também é ela que nos possibilita o retorno para agir sobre ele e transforma-lo (noção de Teoria e Prática).
O mundo que resulta do pensar e do agir humano não pode ser chamado de natural, pois se encontra modificado e ampliado por nós. Portanto, as diferenças entre ser humano e animais não racionais, não são apenas de grau, porque enquanto o animal não racional permanece mergulhado na natureza, os seres humanos são capazes de transforma-la em cultura. O símbolo permite uma abstração da realidade no sentido da possibilidade de um melhoramento, de uma transformação da realidade, porém, esta transformação é consciente, tem história e finalidade (telos / teleologia).
A ação humana voluntária é consciente da finalidade, isto é, o ato existe antes como pensamento, como possibilidade, e a execução resulta da escolha de meios necessários para atingir os fins propostos. Quando há interferências externas no processo, os planos são modificados para se adequarem à nova situação.
(experiência sensível, referência simbólica, abstração, compreensão e ação).
Linguagem simbólica: humanização e educação
Nos seres humanos recém-nascidos a linguagem ainda se encontra em um estado muito