Linguagem radiofonica
Canal: Mídia Impressa – Jornal.
Código: Língua Portuguesa.
Mensagem: Apresentar todo o conforto do novo Colchão da Dunlopillo.
Tipo de Linguagem: Verbal, utilizando a palavra como código.
Função de Linguagem Predominante: Função Conativa, que foca no receptor, através do uso de imperativos que remetem o conforto, a durabilidade e a qualidade do colchão, convida o leitor/ receptor a olhar com mais atenção para o produto e assim persuadi-lo melhor na hora da compra.
Modalidade de discurso predominante: Autoritária, em que o falante impõe sua vontade sobre o ouvinte, geralmente sem lhe dar oportunidade de responder ou questionar. Representa a vontade de poder, de influenciar comportamentos, de obter vantagens. O anúncio cita o mês do dia das mães como um apelo maior.
Mito: O mito consiste no colchão que influencia no sono saudável que todos precisamos, dando importância na escolha, quanto à resistência e peso, além de confortabilidade para não machucar o corpo. No caso do texto publicitário, o emissor usa uma linguagem persuasiva, afirmando que é um modelo especial e luxuoso, ou seja, que é único.
Notícia Jornalística
Canal: Mídia Impressa – Jornal.
Código: Língua Portuguesa.
Mensagem: A afeição do príncipe William com o futebol americano.
Tipo de Linguagem: Verbal, utilizando a palavra como código.
Função de Linguagem Predominante: Função Referencial, onde o destaque na comunicação é o referente, ou seja, o objeto da mensagem ou a situação nela abordada. Neste caso, a intenção do emissor é transmitir informações sobre a paixão do príncipe Willian pelo futebol.
Modalidade de discurso predominante: Lúdico, pois se trata da forma mais aberta e democrática do discurso, predomina um "menor grau" de persuasão.
Mito: O mito consiste na família real, que durante décadas vem mantendo suas características e sutilezas, e ainda assim, consegue conciliar com tradições do mundo atual, "chocando" e virando notícia pelo