linguagem oral e escrita
O período de estágio é um momento de estudos práticos que tem por finalidade colocar o aluno em contato com situações que o aproximem da realidade de sua formação. Podendo usufruir da teoria aplicando-a e melhorando-a, sendo um instrumento básico e obrigatório em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBD 9394/96) que estabelece a regulamentação á sua área de atuação. Desta forma, nesta fase do curso de graduação, 4° período de Pedagogia, o estágio será compreendido na etapa de observação (Educação Infantil). Essa etapa será o eixo central para o desenvolvimento e enriquecimento do estagiário, aperfeiçoando-o para o crescimento pessoal e profissional.
Pimenta (1995, p.24) defende que “a atividade teórico-prática de ensinar constitui o núcleo do trabalho docente.” O pedagogo se baseia na teoria para fundamentar a sua prática.
Estágio é onde temos a oportunidade de vivenciar tudo aquilo que aprendemos em sala de aula, de refletir sobre quais práticas vai escolher futuramente, quais as formas de agir dentro de uma sala com crianças da educação infantil. É tempo de conhecer, analisar e experimentar as práticas tão sonhadas teoricamente. Com tudo é possível também, que nós, alunos, aprimoremos nossas escolhas de sermos professores, a partir do contato com as realidades de nossa profissão.
OBJETIVOS
Objetivo Geral:
Elaborar, desenvolver e avaliar projetos educativos, a partir do diagnóstico da realidade da educação infantil;
Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes relativas à profissão docente, considerando o contato direto com o campo de estágio e a formação teórica proporcionada pelo curso. Objetivo Específico:
Analisar e problematizar as práticas desenvolvidas nos diferentes espaços das instituições de educação infantil, compreendendo as relações entre o ensinar e o aprender.
Assumir uma postura investigativa, ética e estética frente à inserção na instituição de