LINGUAGEM ORAL COMPONENTES E HABILIDADES NECESSÁRIAS À LINGUAGEM
ANDRE ALENCAR DE LEMOS
LINGUAGEM ORAL
COMPONENTES E HABILIDADES NECESSÁRIAS À LINGUAGEM
BELÉM
PA
A comunicação é um processo de trocas de informações, sendo uma construção gradativa; e tanto a sua aquisição como o seu desenvolvimento dependem de vários fatores, entre eles: o biológico, o afetivo e o social. Entre os aspectos biológicos, podemos destacar o processo de maturação cerebral, que será responsável pelo desenvolvimento global do indivíduo.
A linguagem é um dos aspectos fundamentais para a comunicação e socialização no mundo; é um sistema de símbolos arbitrário e munido de regras para a que se faça a correta combinação, visa à transmissão de ideias através de código um código comum socialmente compartilhado, a língua.
A linguagem oral possui regras de comunicação, palavras e frases com significado, tendo também por parte do interlocutor propósito e intencionalidade. No decorrer do desenvolvimento vão se adquirindo conhecimentos acerca das estruturas e do código para que a mensagem possa ser elabora e entendida. A aquisição da linguagem oral é realizada através de um processo interativo que envolve a manipulação, combinação e integração das formas linguísticas e das regras que lhe estão subjacentes, permitindo o desenvolvimento de capacidades de perceber a linguagem (linguagem compreensiva) e capacidades para formular/produzir linguagem (linguagem expressiva). Este processo é determinado pela interação entre fatores ambientais, psicossociais, cognitivos e biológicos.
A linguagem oral pode ser apresentada como sendo uma combinação complexa de várias componentes, categorizadas a 3 níveis: Forma; Conteúdo e Uso.
Forma
Nesta componente incluem-se as regras de organização dos sons e as suas combinações (fonologia); as regras que determinam a organização interna das palavras (morfologia) e as regras que especificam a forma como as palavras serão ordenadas e a diversidade nos tipos de