Linguagem formal
Uma linguagem de programação é um método padronizado para comunicar instruções para um computador. Caracteriza-se por ser um conjunto de regras sintáticas e semânticas, usadas para definir um programa de computador.
Este tipo de comunicação permite que o programador especifique precisamente sobre quais dados uns computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos e quais as ações que devem ser tomadas perante várias circunstâncias, este tipo de linguagem pode ser usado para expressar algoritmos com precisão.
Um dos principais objetivos da linguagem de programação é permitir que os programadores tenham uma maior produtividade, permitindo expressar as suas intenções mais facilmente.
As linguagens de programação também tornam os programas menos dependentes de compiladores ou ambientes computacionais específicos, isto devido aos programas escritos em linguagens de programação serem traduzidos para o código de máquina do computador em vez de serem diretamente executados. Um compilador é um/vários programa(as) de computador que através de um código de fonte escrito numa linguagem compilada, cria programas semanticamente equivalentes, mas escritos noutra linguagem, código objeto.
Este nome é usado para os programas que traduzem o código fonte de uma linguagem de programação de alto nível para uma linguagem de programação de baixo nível.
Assim como um programa que traduz uma linguagem de programação de baixo nível para uma de alto nível chama-se de descompilador. Compiladores A linguagem de programação de baixo nível trata-se de uma linguagem de programação que compreende as características da arquitetura do computador. Pois, utiliza somente instruções do processador, para isso é preciso conhecer os registradores da máquina. Daí que as linguagens de baixo nível estão diretamente relacionadas com a arquitetura do computador. Linguagem de programação de baixo nível A linguagem de alto nível caracteriza-se por ter